Projetos

A Fundação concebe e executa projetos em vários domínios de intervenção social, mobilizando os seus recursos e partilhando competências com outras instituições na prossecução de objetivos comuns

 
  • FUNDO 1+2

     

    A Mota-Engil e a Fundação Manuel António da Mota criaram um Fundo que terá como objetivo ajudar os seus colaboradores em situações de emergência.

  • Programa Bolsas "Primeira Infância"

     

    O Programa de Bolsas "Primeira Infância", criado pela Fundação a pensar nos colaboradores do Grupo Mota-Engil, de menores recursos económicos e com filhos entre os 4 meses e os 3 anos de idade, destina-se a facilitar a frequência de creches, através de Bolsas de apoio ao pagamento das respetivas mensalidades.

  • Protocolo Celorico de Basto

     

    Fundação, Câmara Municipal de Celorico de Basto e Habitat fr Humanity assinam protoclo que permite viabilizar a construção de raiz ou a recuperação de habitações de famílias carenciadas deste concelho.

 
  • Programa Bolsas de Estudo

     

    As bolsas são atribuídas aos estudantes do ensino superior, filhos de colaboradores do Grupo com menores recursos económicos e que tenham obtido bom aproveitamento escolar.
     

  • Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual

     

    A 15ª edição do CRIDEM - Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, é um evento promovido pela APPACDM do Porto, e que conta com os apoios da Fundação Manuel António da Mota, Fundação Montepio e o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República.

  • IV Edição do Responsabilidade Social Empresarial

     

    O Mercado do Bom Sucesso e a Fundação têm vindo a acolher as edições do RSE de Sucesso que se traduzem numa mostra de Boas Práticas possibilitando às diversas empresas a partilha do que de melhor têm feito em matéria de Responsabilidade Social.

 
  • FMAM apoia Liga Portuguesa Contra o Cancro

     

    O apoio social ao doente oncológico ganhou um novo impulso com a atribuição, por parte da Fundação Manuel António da Mota, do montante de 15 mil euros anuais, a ser gerido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC).

  • Plataforma de Apoio aos Refugiados

    Fundação Integra a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados

     

    A Fundação aderiu à PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, associando-se assim à concertação de esforços no apoio aos refugiados, que se espera venha a materializar-se a breve trecho sob a coordenação do Governo e com o apoio dos cidadãos e das organizações da sociedade civil que se mobilizam em torno desta causa.

  • Concurso

    Famílias Mota-Engil no Mundo

     

    Famílias Mota-Engil no Mundo" é um concurso lançado pela Fundação Manuel António da Mota para premiar desenhos realizados por filhos de colaboradores em mobilidade internacional do Grupo Mota-Engil.

 
  • Consultório Financeiro

    Programa Consultório Financeiro

     

    O Programa Consultório Financeiro é um serviço disponibilizado aos colaboradores do Grupo Mota-Engil pela Fundação Manuel António da Mota, em colaboração com uma empresa especializada em assuntos de endividamento pessoal e familiar.

  • XI Encontro de Fundações da CPLP

     

    Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2016 decorre na cidade de Maputo, em Moçambique, o 11º Encontro de Fundações da CPLP, subordinado ao tema "As Fundações e a Agenda Global 2030", sendo co-organizado pelo Centro Português de Fundações e pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade de Moçambique, com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, da Mota-Engil Moçambique e diversas fundações portuguesas e moçambicanas.

  • Fundo de Apoio aos Formandos

    Instituído um Fundo de Apoio aos Formandos

     

    Foi instituído um Fundo de Apoio aos Formandos, destinado a acorrer a situações de particular fragilidade económica do formando, que coloquem em risco a continuidade do ciclo de estudos e a sua estabilidade psicossocial e familiar, promovendo a plena integração social e o sucesso escolar.

 
  • Fundo de Apoio Social

    A Fundação institui Fundo de Apoio Social para apoio económico aos colaboradores do Grupo Mota-Engil.

     

    O Fundo destina-se especialmente a acorrer a eventualidades verificadas na esfera pessoal ou familiar dos colaboradores de que possa resultar a privação inesperada de rendimentos.

  • Mobilidade Integrada

    Protocolo de colaboração entre a Fundação Manuel António da Mota, Fundação Montepio e a empresa Mobilidade Positiva.

     

    Através deste protocolo a Fundação pretende dar resposta aos pedidos de apoio que recebe regularmente de cidadãos nessas condições, ajudando a financiar parcial ou integralmente a aquisição de ajudas técnicas/produtos de apoio.

  • Oeiras sem Barreiras

    Protocolo assinado entre FMAM e C.M. Oeiras

     

    A Fundação e a Câmara Municipal de Oeiras celebraram um protocolo de colaboração destinado a viabilizar a realização de obras de adaptação de habitações de famílias de baixos rendimentos e cujos agregados familiares integrem pessoas com mobilidade condicionada.

 
  • Projeto “Saúde Mais – Por um futuro melhor”

    A iniciativa englobou o rastreio de doenças infetocontagiosas e a administração de medicação.

     

    Nos dias 8 e 9 de Dezembro, de 2012 teve lugar na província de Cabinda (Angola) a realização de uma ação de prevenção em saúde e de assistência médica dirigida a um conjunto de 1300 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade.

  • Campanha de Recolha de Sangue/Medula Óssea

    A Fundação promove campanha de recolha de sangue/medula óssea nas instalações da Mota-Engil.

     

    A Fundação tem promovido a recolha de sangue nas instalções da Mota-Engil, como resposta às diversas situações dramáticas referenciadas por colaboradores de familiares ou amigos doentes com leucemia e outras doenças do sangue que só podem ser tratadas através de um transplante de medula óssea e não encontram dador compatível.

  • Porto Amigo

    Fundação apoia a melhoria de condições habitacionais da população sénior da cidade do Porto.

     

    A Fundação alia-se à autarquia portuense num esforço conjunto em prol da coesão social urbana e na promoção de condições habitacionais condignas a favor dos mais idosos.

 
  • Campanha “Consumo consciente, Respeita o ambiente”

    Colaboradores da Mota-Engil participam em campanha contra o desperdício alimentar.

     

    A Eurest desenvolveu a campanha "Consumo Consciente, Respeita o Ambiente" a que a Mota-Engil aderiu.

  • Habitat for Humanity International

    Fundação, Habitat e voluntários ajudam a construir casas, comunidades, esperança.

     

    A Fundação, em conjunto com a Associação Humanitária Habitat, procura apoiar a construção ou recuperação de habitações para famílias carenciadas, em especial no concelho de Amarante

  • Natal 1+1

    Mota-Engil e colaboradores em campanha solidária natalícia.

     

    A campanha Natal 1+1 é promovida anualmente por ocasião da quadra natalícia, envolvendo os colaboradores do Grupo

 
  • Protocolo Fundação/Liga Portuguesa Contra o Cancro

    Fundação financia serviço de apoio social a doentes oncológicos.

     

    A Fundação, o Instituto Português de Oncologia do Porto e a Liga Portuguesa Contra o Cancro(Núcleo Regional do Norte) assinaram um protocolo que visa a criação de um serviço de apoio social aos doentes oncológicos

  • Atletas Paralímpicos

    Fundação apoia o desporto na deficiência e promove o sucesso de desportistas paralímpicos.

     

    A Fundação prosseguiu o apoio a dois atletas paralímpicos de natação