Projetos

A Fundação concebe e executa projetos em vários domínios de intervenção social, mobilizando os seus recursos e partilhando competências com outras instituições na prossecução de objetivos comuns

 
  • CRIDEM

     

    CRIDEM - Concurso Nacional de Trabalhos de Pessoas com Deficiência Intelectual

  • IV Edição do Responsabilidade Social Empresarial

     

    O Mercado do Bom Sucesso e a Fundação acolheram no início de abril mais uma edição do RSE de Sucesso que se iniciou no Mercado do Bom Sucesso com uma mostra de Boas Práticas possibilitando às diversas empresas a partilha do que de melhor têm feito em matéria de Responsabilidade Social.

  • Programa Bolsas de Estudo

    A Fundação atribui anualmente Bolsas de Estudo a filhos de colaboradores com menores recursos

    23 agosto 2016

     

    As bolsas são atribuídas aos estudantes do ensino superior, filhos de colaboradores do Grupo com menores recursos económicos e que tenham obtido bom aproveitamento escolar.

 
  • FMAM apoia Liga Portuguesa Contra o Cancro

    02 novembro 2015

     

    O apoio social ao doente oncológico ganhou um novo impulso com a atribuição, por parte da Fundação Manuel António da Mota, do montante de 15 mil euros anuais, a ser gerido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC).

  • Plataforma de Apoio aos Refugiados

    Fundação Integra a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados

     

    A Fundação aderiu à PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, associando-se assim à concertação de esforços no apoio aos refugiados, que se espera venha a materializar-se a breve trecho sob a coordenação do Governo e com o apoio dos cidadãos e das organizações da sociedade civil que se mobilizam em torno desta causa.

  • Concurso

    Famílias Mota-Engil no Mundo

     

    Famílias Mota-Engil no Mundo" é um concurso lançado pela Fundação Manuel António da Mota para premiar desenhos realizados por filhos de colaboradores em mobilidade internacional do Grupo Mota-Engil.

 
  • Consultório Financeiro

    Programa Consultório Financeiro

     

    O Programa Consultório Financeiro é um serviço disponibilizado aos colaboradores do Grupo Mota-Engil pela Fundação Manuel António da Mota, em colaboração com uma empresa especializada em assuntos de endividamento pessoal e familiar.

  • XI Encontro de Fundações da CPLP

     

    Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2016 decorre na cidade de Maputo, em Moçambique, o 11º Encontro de Fundações da CPLP, subordinado ao tema "As Fundações e a Agenda Global 2030", sendo co-organizado pelo Centro Português de Fundações e pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade de Moçambique, com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, da Mota-Engil Moçambique e diversas fundações portuguesas e moçambicanas.

  • Fundo de Apoio aos Formandos

    Instituído um Fundo de Apoio aos Formandos

     

    Foi instituído um Fundo de Apoio aos Formandos, destinado a acorrer a situações de particular fragilidade económica do formando, que coloquem em risco a continuidade do ciclo de estudos e a sua estabilidade psicossocial e familiar, promovendo a plena integração social e o sucesso escolar.

 
  • Oeiras sem Barreiras

    Protocolo assinado entre FMAM e C.M. Oeiras

     

    A Fundação e a Câmara Municipal de Oeiras celebraram um protocolo de colaboração destinado a viabilizar a realização de obras de adaptação de habitações de famílias de baixos rendimentos e cujos agregados familiares integrem pessoas com mobilidade condicionada.

  • Programa de Bolsas de Estudo

    A Fundação atribui anualmente Bolsas de Estudo a filhos de colaboradores com menores recursos.

     

    As bolsas são atribuídas aos estudantes do ensino superior, filhos de colaboradores do Grupo com menores recursos económicos e que tenham obtido bom aproveitamento escolar.
     

  • Fundo de Apoio Social

    A Fundação institui Fundo de Apoio Social para apoio económico aos colaboradores do Grupo Mota-Engil.

     

    O Fundo destina-se especialmente a acorrer a eventualidades verificadas na esfera pessoal ou familiar dos colaboradores de que possa resultar a privação inesperada de rendimentos.

 
  • Campanha de Recolha de Sangue/Medula Óssea

    A Fundação promove campanha de recolha de sangue/medula óssea nas instalações da Mota-Engil.

     

    A Fundação tem promovido a recolha de sangue nas instalções da Mota-Engil, como resposta às diversas situações dramáticas referenciadas por colaboradores de familiares ou amigos doentes com leucemia e outras doenças do sangue que só podem ser tratadas através de um transplante de medula óssea e não encontram dador compatível.

  • Mobilidade Integrada

    Protocolo de colaboração entre a Fundação Manuel António da Mota, Fundação Montepio e a empresa Mobilidade Positiva.

     

    Através deste protocolo a Fundação pretende dar resposta aos pedidos de apoio que recebe regularmente de cidadãos nessas condições, ajudando a financiar parcial ou integralmente a aquisição de ajudas técnicas/produtos de apoio.

  • Projeto “Saúde Mais – Por um futuro melhor”

    A iniciativa englobou o rastreio de doenças infetocontagiosas e a administração de medicação.

     

    Nos dias 8 e 9 de Dezembro, de 2012 teve lugar na província de Cabinda (Angola) a realização de uma ação de prevenção em saúde e de assistência médica dirigida a um conjunto de 1300 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade.

 
  • Porto Amigo

    Fundação apoia a melhoria de condições habitacionais da população sénior da cidade do Porto.

     

    A Fundação alia-se à autarquia portuense num esforço conjunto em prol da coesão social urbana e na promoção de condições habitacionais condignas a favor dos mais idosos.

  • Habitat for Humanity International

    Fundação, Habitat e voluntários ajudam a construir casas, comunidades, esperança.

     

    A Fundação, em conjunto com a Associação Humanitária Habitat, procura apoiar a construção ou recuperação de habitações para famílias carenciadas, em especial no concelho de Amarante

  • Campanha “Consumo consciente, Respeita o ambiente”

    Colaboradores da Mota-Engil participam em campanha contra o desperdício alimentar.

     

    A Eurest desenvolveu a campanha "Consumo Consciente, Respeita o Ambiente" a que a Mota-Engil aderiu.

 
  • Protocolo Fundação/Liga Portuguesa Contra o Cancro

    Fundação financia serviço de apoio social a doentes oncológicos.

     

    A Fundação, o Instituto Português de Oncologia do Porto e a Liga Portuguesa Contra o Cancro(Núcleo Regional do Norte) assinaram um protocolo que visa a criação de um serviço de apoio social aos doentes oncológicos

  • Atletas Paralímpicos

    Fundação apoia o desporto na deficiência e promove o sucesso de desportistas paralímpicos.

     

    A Fundação prosseguiu o apoio a dois atletas paralímpicos de natação

  • Natal 1+1

    Mota-Engil e colaboradores em campanha solidária natalícia.

     

    A campanha Natal 1+1 é promovida anualmente por ocasião da quadra natalícia, envolvendo os colaboradores do Grupo