Fundação apoia Campanha de vacinação na Costa do Marfim
Em 2018, entre os dias 23 de novembro e 5 de dezembro, a Fundação Manuel António da Mota, através do programa “Mota-Engil Africa Initiatives” e em parceria com a Fundação Children of Africa, apoiou a vacinação de 10 mil crianças, dos 3 aos 15 anos, contra a febre tifoide. Em simultâneo foi realizada também a desparasitação dessas mesmas crianças.
A estação chuvosa do ano de 2018 fez notar uma alta incidência de doenças transmitidas pela água, entre as quais a febre tifoide.
A Fundação participou na organização desta campanha, na cidade de Abidjan e abrangeu os distritos mais precários: Attécoubé, Cocody-Bingerville, Abobo, Kossihouen e Youpougon. Esta campanha contou com o apoio e parceria, a nível técnico, por parte do Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Higiene Pública e das direções departamentais de saúde. As autoridades de saúde locais, de cada distrito abrangido, envolveram-se para facilitar a mobilização social e logística.
Foi realizada, aquando da campanha de vacinação, uma consciencialização do surgimento de doenças por falta de cuidados básicos de higiene e, neste contexto, uma desparasitação sistémica em todas as crianças e jovens, apoiados por esta campanha.
A Mota-Engil Costa do Marfim, em representação do Grupo Mota-Engil e da Fundação, esteve presente no dia da abertura, bem como nos dois dias seguintes no distrito de Kossihouan, local onde se está a desenvolver uma obra da Mota-Engil Costa do Marfim.
Campanhas como esta são muito importantes para o país onde são realizadas, sendo um enorme privilégio para a Fundação participar de ações essenciais para a saúde de crianças mais desfavorecidas.