Fórum Oportunidades de Investimento em Moçambique
Decorreu no auditório da Fundação Manuel António da Mota a etapa do Porto do Fórum Oportunidades de Investimento em Moçambique, promovido pela AICEP Portugal Global em parceria com a AIPEX – Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique e que contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa, e da Secretária de Estado da Industria Portuguesa, Ana Teresa Lehmann.
António Mota, presidente do conselho de administração da Mota-Engil foi convidado a participar num dos painéis, sob o tema Experiência Empresarial em Moçambique, onde estiveram também presentes representantes da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, da Cabelte, do BCI e da TML. Na sua intervenção António Mota percorreu a história do Grupo naquele país africano, apresentando os maiores projetos da Mota-Engil até à data, e partilhou o que considera serem os fatores críticos de sucesso do Grupo para competir em Moçambique.
Para António Mota, a qualidade do trabalho executado garante qualidade distintiva e além de diferenciador, é decisivo para a afirmação de qualquer empresa no longo prazo, já que a entrega de projetos de qualidade e em bom tempo, reforça as relações de confiança com os stakeholders locais. Também o sentido de compromisso que o Grupo assume nos mercados onde atua, e a capacidade que tem em estabelecer parcerias locais, são condições indispensáveis para que a Mota-Engil se assuma como um “investidor de longo prazo, para os bons e maus momentos”.
Por fim, também a cultura Mota-Engil foi assinalada como fundamental no sucesso da empresa, que se assume como empresa local em cada país onde se encontra, privilegiando sempre a formação de quadros locais e a promoção de políticas inclusivas junto das comunidades.
A sessão foi encerrada pelo Ministro da Industria e Comércio de Moçambique que desafiou os presentes a investir no seu país, dando o mote “Agora é o momento!”.