Fundação integra o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO
A Fundação integra o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, sendo um dos três membros eleitos de entre representantes de instituições nacionais, fundações, associações ou academias de carácter educativo, cultural e científico que prossigam atividades a nível nacional no âmbito da UNESCO.
No dia 16 de novembro de 1945, 37 países assinaram a carta que estabelece a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A UNESCO conta hoje com 195 membros e 9 membros associados, sendo responsável, enquanto organismo especializado da ONU, pela coordenação da cooperação internacional nas áreas da educação, ciência, cultura e comunicação.
Portugal aderiu à UNESCO em 1965, tendo criado em 1979 a sua Comissão Nacional, sob a égide do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Além da Presidência e do seu Secretariado Executivo, a Comissão Nacional integra um Conselho Consultivo, composto por um conjunto de representantes públicos e privados.