Exposição a Ronda da Noite no Cinema Batalha
O ARTES, programa de arte contemporânea da Fundação Manuel António da Mota, abriu ao público, no passado dia 1 de Novembro, a exposição A Ronda da Noite de João Sousa Cardoso.
A exposição recebeu nos primeiros dois dias mais de 400 visitantes e pode ser visitada até ao dia 9 de Novembro, dia em que estreia o filme Quarteto, de João Sousa Cardoso, às 22h na sala grande do Cinema Batalha.
Depois da participação em Às Artes Cidadãos! (Museu de Serralves, Porto, 2010) e da mostra Os Errantes (KijkRuimte, Amesterdão, 2012), além das incursões do artista pelo teatro e pelo filme, A Ronda da Noite constitui a primeira exposição individual de João Sousa Cardoso em vários anos. Ocupando o Cinema Batalha – lugar incontornável da história do cinema em Portugal -, através dum diálogo com o edifício modernista de Artur Andrade e problematizando as relações entre a fotografia, a tradição cinematográfica e a memória das imagens em movimento, A Ronda da Noite transforma um espaço há muito encerrado num labirinto feito de luz e de sombras, habitado por corpos e por fantasmagorias, revelando a contiguidade entre a ruína, a política e o devir.
A montagem da exposição foi acompanhada pela rodagem in situ do filme Quarteto, a partir do texto de Heiner Muller, que estreia, na última noite da exposição.