Arco Maior – A cidade tem resposta ao abandono escolar precoce
As crianças e os jovens em situação de absentismo ou abandono escolar constituem uma das principais preocupações das entidades que lidam com este fenómeno.
No caso particular da cidade do Porto, a situação de abandono escolar afigura-se como muito preocupante. O facto de estas crianças e jovens não encontrarem uma resposta educativa adequada tem reclamado a emergência de uma solução. Os problemas do absentismo e do abandono escolares não são estritamente escolares, antes configuram realidades sociais mais complexas que reclamam repostas sociais também mais elaboradas.
Neste contexto surgiu o projeto Arco Maior visando a integração dos jovens em processo efetivo de abandono escolar e que consiste na promoção educativa e na certificação e integração escolar e social de jovens que não encontraram resposta nas ofertas de educação e formação existentes.
O Arco Maior, envolvendo em parceria o Ministério da Educação, a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Universidade Católica (UCP-FEP), em articulação com vários outros parceiros, pretende afirmar-se como uma dinâmica socioeducativa de transição entre o risco da exclusão e de marginalidade e a cidadania e a inclusão social.
A Fundação Manuel António da Mota, ciente da relevância social e educativa deste projeto e em linha com o que são as suas preocupações neste domínio, associou-se como parceira do seu arranque no ano letivo de 2013/2014 financiando as suas atividades e que funcionam em instalações cedidas pela Santa Casa da Misericórdia do Porto.
» saiba mais AQUI