Associação Nomeiodonada

A Associação Nomeiodonada é uma IPSS sediada em Matosinhos e que tem como objetivo prestar serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos, promovendo o seu equilíbrio biopsicossocial e familiar.

Com a construção do seu espaço denominado “Kastelo”, num imóvel em São Mamede de Infesta cedido pelo Centro Hospitalar do Porto, a instituição construiu e dirige desde 2016 uma Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças até aos 18 anos. Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal, que engloba todas as crianças com patologia crónica, cujos cuidados e tratamento não encontram resposta no serviço nacional de saúde.

Visando dotar as instalações do “Kastelo” de novos equipamentos médicos e lúdicos para as crianças acolhidas a associação desenvolveu o projeto “70 Mecenas no Kastelo”, um evento de angariação de fundos que, através de um jantar realizado no dia 21 de abril de 2018 no Terminal de Cruzeiros de Leixões, com o apoio de parceiros, pretendeu reunir pessoas, empresas e organizações com o objetivo único de angariar 70 mil euros para tornar o “Kastelo” um espaço ainda mais adaptado às necessidades das suas crianças. A Fundação Manuel António da Mota associou-se a esta iniciativa patrocinando a aquisição de uma mesa. 

Em 2021, a Fundação Manuel António da Mota volta a apoiar a instituição tendo em vista a construção no exterior das suas instalações de um espaço destinado às crianças que frequentam a sua unidade ambulatória pediátrica. 

Em 2023 a Fundação renovou, por duas vezes o seu apoio à instituição, no primeiro caso com o intuito de conferir à sua atividade maior estabilidade financeira e a possibilidade de desenvolver mais eficazmente a sua missão, e, no segundo, com o intuito de apoiar um projeto novo que está já em execução e que consiste na remodelação de uma tenda de lazer para as crianças no exterior das suas instalações e que foi danificada por uma intempérie nos últimos meses de 2022.

» saiba + AQUI