PULMONALE
A “Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão ” tem por objetivos promover o rastreio e o diagnóstico precoce do cancro pulmão, proporcionar aconselhamento e apoio a pessoas que sofram de cancro pulmão, difundir informação sobre esta doença junto do público, promover a investigação sobre as causas e tratamento desta doença, cooperar com os profissionais de saúde, integrar-se nos organismos internacionais representativos de associações nacionais de doentes com cancro do pulmão e cooperar com associações congéneres.
Entre as várias iniciativas promovidas pela Pulmonale, destaca-se em 2017 a campanha “Cidade livre de fumo” que teve lugar na cidade do Porto. A campanha consistiu em espalhar pela cidade cartazes e outros elementos de comunicação alusivos à sensibilização para a luta contra o cancro do pulmão e a sua principal fonte de origem, o tabaco.
Esta campanha, para além de alertar para os efeitos nocivos do tabagismo na saúde humana, ajuda a promover um ambiente urbano mais limpo e apelativo, apelando à consciência cívica dos cidadãos para a não deposição de resíduos de cigarros na via pública.
A Fundação Manuel António da Mota ajudou a financiar esta campanha, em linha com outros projetos e iniciativas que tem apoiado na área da saúde.
“Esperança” é o lema da campanha que a Pulmonale realizou em 2019 e 2020. Trata-se de uma iniciativa de sensibilizando da população em geral para a sintomatologia associada ao cancro do pulmão e um conjunto de várias ações de sensibilização em diversos suportes de comunicação, alertando para a importância da prevenção e tratamento desta forma de cancro que conta em Portugal com mais de 5.000 casos diagnosticados por ano.
A Fundação Manuel António da Mota, a exemplo do que havia protagonizado em 2017, associou-se mais uma vez à Pulmonale ajudando a financiar esta nova campanha.
»saiba + AQUI