Atletas paralímpicos

A Fundação apoia o desporto na deficiência e promove o sucesso de desportistas paralímpicos.

A Fundação Fundação Manuel António da Mota prosseguiu o apoio a dois atletas paralímpicos, assumindo a titularidade de um protocolo celebrado em Março de 2010 pela Mota-Engil com os nadadores Diana Guimarães e David Grachat.

Este protocolo, com a duração de três anos, concluído em 2012, visou apoiar financeiramente através de uma subvenção fixa anual de dez mil euros, os atletas de natação adaptada nas competições nacionais e internacionais.

A verba atribuída destinou-se ainda a dotar os nadadores dos recursos materiais necessários,, tendo em vista a sua participação nos Jogos Paralímpicos de 2012 em Londres. Está ainda prevista a atribuição de prémios desportivos em caso de obtenção de medalha na competição.

O atleta David Grachat apurou-se para a prova final dos 400 metros livres, batendo dois recordes nacionais na prova eliminatória da manhã e na final da tarde onde obteve um brilhante 6º lugar que lhe permitiu obter da parte da Fundação um prémio adicional resultante da presença na final paralímpica. 

O estímulo à atividade desportiva na deficiência, e a aposta na participação e sucesso desportivo em competições nacionais e internacionais de atletas de alta competição, é para a Fundação Manuel António da Mota um vetor fundamental da sua política de apoio à deficiência.