Fundação e Mota-Engil promovem campanha de sensibilização e prevenção do cancro cutâneo na Obra Freixo-Alandroal

Fundação e Mota-Engil promovem campanha de sensibilização e prevenção do cancro cutâneo na Obra Freixo-Alandroal

No passado dia 9 de agosto, decorreu uma ação de sensibilização para a prevenção do cancro cutâneo, no refeitório da obra do Subtroço Ferroviário Freixo-Alandroal, no âmbito da campanha “Acrescento + Proteção à minha Segurança”, tendo contado com a presença de cerca de uma centena de colaboradores da obra.

Esta campanha, promovida pela Fundação Manuel António da Mota e a Mota-Engil Engenharia e Construção, em parceria com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), tem como objetivo alertar os colaboradores para os cuidados a ter para evitar os riscos da radiação UV nas obras da Mota-Engil com maior exposição solar.
Na abertura desta ação, o Eng.º Luís Mota, da Direção da Obra, relembrou aos colaboradores presentes a necessidade de cumprimento das medidas de prevenção implementadas na obra, dando particular ênfase aos diversos locais do estaleiro onde estão disponíveis os dispensadores de protetor solar.

O Professor João Maia e Silva, da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, alertou, de seguida, para as medidas que considera fundamentais para um convívio saudável com o sol, tais como o uso frequente de protetor solar e de equipamentos de proteção individual adequados (como o chapéu de abas largas e vestuário de manga comprida). Durante a sua intervenção, deu particular enfoque à necessidade de uma vigilância cuidada da pele, em particular dos sinais, tendo aconselhado a reagir com urgência aquando da deteção de sinais com formato irregular por forma a evitar o surgimento de problemas cancerígenos com maior gravidade.

No encerramento da ação, Célia Morais, da FMAM, relembrou o papel da Fundação e os principais programas destinados aos colaboradores do Grupo Mota-Engil.

A campanha “Acrescento + Proteção à minha Segurança” continuará a promover ações de sensibilização em mais obras da Mota-Engil, especialmente nos locais onde há maior incidência de raios UV e onde o risco de exposição solar em excesso é mais elevado.


» Créditos fotografia: ME/HM