Mota-Engil tem agora um mural nas suas instalações do Porto
A Mota-Engil está a comemorar 75 anos de atividade e uma das formas de celebrar esta data foi a pintura de um mural nas suas instalações do Porto.
“Erguer o futuro com orgulho no passado” poderia ser o mote deste mural, idealizado por 3 artistas de arte urbana, Tiago Braga (Fedor), Diogo Ruas (Mots) e Rui Roncha (RuiR), que pretende evocar não só a longevidade da empresa mas também homenagear o seu fundador, Manuel António da Mota, bem como representar a ideia de continuidade e constante progresso da empresa.
Falámos com, Rui Roncha, também ele colaborador da Mota-Engil, que nos explicou a simbologia de alguns elementos representados nesta obra. O logótipo da Mota & Ca e a data de criação da empresa testemunham o início da atividade. São visíveis também alguns elementos que representam o core da empresa: a construção.
– A imagem do fundador aparece-nos representada em 3 tons diferentes simbolizando as 3 gerações da família Mota envolvidas desde a criação ao momento atual do Grupo Mota-Engil. A mão que sustenta o vaso com a planta direcionada para um dos globos evoca o cuidado com o planeta e a ideia sempre presente da sustentabilidade.
Já no mural da entrada do edifício os globos ali representados simbolizam não só a presença da empresa no mundo, mas também o constante crescimento e expansão do Grupo Mota-Engil e os colaboradores que ali passam todos os dias são parte ativa nesse crescimento.
Uma última nota, a pedido dos Colaboradores, o mural faz ainda referência à nina, uma cadela que adotou a Mota-Engil há muitos anos e que agora fica eternizada na memória, junto à portaria, o seu local habitual.
» Créditos fotografias: S. Regufe/FMAM