Fundação adere à iniciativa da To Be Green
A To Be Green tem por objetivo ajudar a reduzir o impacto que a moda tem no ambiente na perspetiva pós-consumo. O projeto remonta a 2019, tendo participado em programas de incubação de ideias e de empresas da Universidade do Minho e da Tecminho. Atualmente está em curso um programa de reciclagem de máscaras, vestuário e têxteis, possibilitando a redução do impacto destes resíduos no ambiente.
O material recolhido, nos vários pontos disponibilizados pelos Municípios e empresas aderentes, é transportado pela equipa da TO BE GREEN para as suas instalações. No caso das máscaras, estas aguardam 14 dias por questões de segurança. Após este período, são entregues na empresa de processamento e reciclagem e aguardam mais 14 dias para garantir a não contaminação. Após o período de quarentena, são retirados das máscaras os elásticos e os arames metálicos. O material não-tecido segue depois para uma linha industrial onde é destruído mecanicamente e através de um processo químico extrai-se o polipropileno (plástico). Este polímero tem propriedades que permitem que seja reutilizado vezes e vezes sem conta.
Quanto aos têxteis, as roupas são separadas por matéria-prima, os componentes são retirados, as peças reconvertidas em fibras e voltam a entrar na cadeia de produção.
A Fundação aderiu a esta iniciativa disponibilizando aos seus colaboradores 2 contentores para recolha deste material.
Saiba + AQUI