Arte e Saúde junta Museu Nacional Soares dos Reis e Centro Hospitalar da Universidade do Porto
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) encetaram uma colaboração que leva a arte aos utentes e profissionais do Hospital de Santo António, para minimizar o impacto da doença, estando previstas ações de intervenção cultural em diferentes espaços do Hospital de Santo António, com os seus utentes e acompanhantes.
No âmbito desta iniciativa, serão expostas, em vários pontos do hospital, fotografias de autor com pormenores de pinturas e esculturas de artistas como António Soares dos Reis, Artur Loureiro, Aurélia de Souza, Henrique Pousão, José Malhoa, Marques de Oliveira e Silva Porto, que fazem parte da exposição de longa duração do MNSR.
Os utentes e acompanhantes do Centro de Cirurgia de Ambulatório e do Hospital de Dia de Oncologia terão ainda acesso a um ‘voucher’ de 50% de desconto na entrada do Museu. Estão igualmente previstas atividades no Museu para os colaboradores do hospital e a execução de atividades educativas para o público infantil, a realizar no CMIN – Centro Materno-Infantil do Norte.
A Fundação é mecenas desta iniciativa que considera da maior relevância para a humanização dos cuidados de saúde e melhoria do ambiente hospitalar, bem como para aproximar os cidadãos dos espaços museológicos, importantes pontos de acesso à cultura.