IPO do Porto homenageia Fundação Manuel António da Mota
O Serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto comemorou no dia 8 de outubro o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O evento visou alertar para a relevância dos cuidados paliativos em Portugal e homenagear os seus grandes impulsionadores.
Em 1994, no IPO do Porto, foram lançadas as bases para criar aquela que é hoje a maior unidade de cuidados paliativos do País, no arranque destes cuidados a nível nacional.
Além do tributo prestado a médicos, enfermeiros, voluntários e a todos os que, de uma forma geral, estiveram na génese da unidade e da sua consolidação ao longo dos anos, a Fundação foi igualmente homenageada pelo seu apoio aos cuidados paliativos mercê de um protocolo estabelecido em 2011 e através do qual apoia doentes internados na unidade e suas famílias em situação de carência económica e financeira e/ou psicossocial, suscetíveis de prejudicar o seu bem-estar e qualidade de vida, colocar em risco a eficiência do acompanhamento clínico prestado ou contribuir direta ou indiretamente para o seu isolamento ou exclusão social.
»Fonte: IPO Porto