Fundação acolheu 25ª edição do Concurso Internacional de Santa Cecília
Decorreu entre os dias 24 e 30 de julho a 25ª edição deste concurso internacional de piano que reúne anualmente na cidade do Porto jovens pianistas de todo o mundo, pré-selecionados de entre um lote de centenas de candidatos.
Distribuídos por seis categorias júnior (até aos 18 anos) e categoria principal (até aos 32 anos), as provas de seleção das categorias júnior decorreram no auditório da Fundação Manuel António da Mota, culminando com o concerto de laureados realizado no mesmo local no dia 29 de julho.
Na Casa da Música (Porto) realizou-se no dia 30 de julho o concerto dos 3 finalistas da categoria principal do concurso que atuaram na Sala Suggia acompanhados pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.
O vencedor do concurso recebeu um prémio monetário de 25 mil euros e terá a oportunidade de editar um disco produzido pela KNS Classical, a que corresponde igualmente um prémio de 5.000€. Nesta edição sagrou-se vencedor o pianista russo Artem Kuznetsov pela sua interpretação do concerto para piano e orquestra nº 1, em Si bemol maior, op.23, de Piotr Ilitch Tchaikovski.
A Fundação Manuel António da Mota, a par de várias outras entidades em que se incluem a Câmara Municipal do Porto, BPI/Fundação la Caixa, BIAL e contando com o apoio do Ministério da Cultura através da Direção Geral das Artes, é desde há vários anos mecenas deste concurso, cedendo as suas instalações para a realização das provas de seleção e do concerto de laureados das categoriais júnior e respetivos prémios, bem como patrocinando o 3º prémio da categoria principal que, nesta 25ª edição, coube ao pianista checo Robert Bily pela sua interpretação do concerto para piano e orquestra nº 4, em Sol maior, op.58, de Ludwig van Beethoven.
O Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) é membro da “World Federation of International Music Competitions”, escalão maior das competições musicais a nível internacional.
» imagem: CMSM