Fundação e Mota-Engil participam no restauro da Capela de Nossa Senhora do Baluarte (Moçambique)
A Capela de Nossa Senhora de Baluarte, na ilha de Moçambique, a mais antiga do oceano Índico, construída há mais de 500 anos, está prestes a passar por um processo de reabilitação com o apoio dos governos moçambicano e português, bem como da Mota-Engil e Fundação Manuel António da Mota.
No dia 13 de dezembro de 2023, foi subscrito, em nome e representação da Fundação, um Acordo de Parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, a Direção-Geral do Património Cultural e o Ministério da Cultura e Turismo da República de Moçambique, tendo por objeto regular a participação dos signatários na reabilitação e restauro da Capela de Nossa Senhora do Baluarte.
O trabalho de restauro da Capela reveste-se de singulares desafios, uma vez que em certas áreas só será possível trabalhar durante a maré baixa.
O projeto de reabilitação visa fortalecer a estrutura para poder resistir de forma mais segura a ciclones e outras intempéries que frequentemente assolam o país.
A reabilitação da Capela de Nossa Senhora de Baluarte representa um particular esforço para preservar este importante património histórico e cultural, icónico da Ilha de Moçambique, considerada pela UNESCO em 1991 Património Mundial da Humanidade.
»créditos imagem: Erik Cleves Kristensen