Agrupamento de Escolas de Campo – Valongo
O Agrupamento de Escolas de Campo em Valongo é um agrupamento vertical que engloba alunos desde o ensino básico ao ensino secundário, com cerca de 1.450 alunos. No âmbito do seu projeto educativo o Agrupamento desenvolve uma série de iniciativas procurando melhorar as aprendizagens e o sucesso escolar.
O seu projeto “A Escola do e para o Futuro” tem como objetivos principais resolver os desafios da motivação para a aprendizagem, incluindo a melhoria da motivação dos docentes e não-docentes. Para atingir esses objetivos, o projeto visa investir na capacitação e formação de professores/as numa perspetiva de melhoria contínua, no desenvolvimento de programas de incentivo à motivação dos/as alunos/as, na criação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante, além de recorrer a ferramentas para a revolução tecnológica nas escolas. Também tem em vista a implementação de estratégias de envolvimento dos pais, por meio de comunicação efetiva através destes meios tecnológicos.
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, muitas escolas ainda não possuem infraestrutura adequada e recursos digitais para oferecer uma educação moderna e alinhada com as necessidades do século XXI. Esta deficiência limita o acesso dos/as alunos/as a ferramentas e recursos inovadores, essenciais para promover habilidades digitais, pensamento crítico e criatividade. Por fim, a resistência à mudança na estrutura de ensino é um obstáculo que dificulta a adoção de abordagens pedagógicas mais eficazes e atualizadas.
Para contornar este problema foi desenvolvida uma app “Aplicação da Competição Interturmas” que englobou professores/as, assistentes operacionais e alunos/as e teve como objetivo promover o envolvimento dos/as alunos/as e a valorização do trabalho em equipa. Cada turma foi avaliada em diferentes áreas, como notas de testes, “quizzes”, comportamento e torneios desportivos.
A competição interturmas teve como suporte a referida app para telemóvel, desenvolvida em parceria com o Instituto Kaizen, na qual os docentes e assistentes operacionais atribuíam pontos às turmas e os/as alunos/as podiam responder a quizzes e consultar a posição da sua turma na tabela classificativa. A app, que irá ser prosseguida e num processo permanente de aprimoramento, exige trabalho de manutenção cujos custos o Agrupamento tem dificuldade em suportar, tendo sido solicitado à Fundação Manuel António da Mota ajuda para esse efeito, a qual foi concedida através de um apoio financeiro ao Agrupamento.