Ordem dos Nutricionistas

A Ordem dos Nutricionistas é uma Associação Pública Profissional que tem por missão regular o acesso à profissão de nutricionista e o exercício das profissões de nutricionista e dietista, elaborando as normas técnicas e deontológicas respetivas, velando pelo cumprimento das normas legais e regulamentares da profissão e exercendo o poder disciplinar sobre os seus membros, no quadro de um regime disciplinar autónomo.

A alimentação tem um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.
A aquisição de hábitos alimentares é influenciada por fatores individuais, ambientais, bem como por diversos sectores da sociedade, incluindo a família, a comunidade, a escola, etc

A escola tem um papel basilar no estabelecimento de um ambiente seguro, e de políticas e práticas que suportam comportamentos salutares. Neste sentido, a escola deve oferecer oportunidades para os alunos adquirirem competências e conhecimentos para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, tornando-se por isso relevante a implementação de medidas em ambiente escolar que visem a melhoria da qualidade alimentar da comunidade escolar.

Com o seu projeto, “Ver para Querer”, a Ordem dos Nutricionistas tem como principais objetivos aumentar a literacia nutricional dos alunos, melhorar a oferta alimentar das unidades de alimentação (bufete e cantina), melhorar o espaço físico das unidades de alimentação (bufete e cantina), diminuir o desperdício alimentar, sendo também objetivos do projeto, verificar a literacia nutricional dos participantes e o seu estado nutricional, verificar a satisfação dos participantes com as unidades de alimentação (bufete e cantina) e a sua oferta alimentar e verificar o desperdício alimentar efetuado pelos alunos na cantina.

Este projeto pioneiro em Portugal, desenvolvido na Escola EB 2,3 de Amarante, conta, em 2017, com o apoio da Fundação Manuel António da Mota.

»saiba + AQUI