PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos

A PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos, com sede em Coimbra, surgiu sob a égide do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Humano e Social da Universidade de Coimbra, visando promover a inclusão social e laboral de jovens adultos, proporcionando apoio em situações do quotidiano e mais contínuas/profundas, com a ajuda de uma equipa multidisciplinar, concorrendo para um contexto seguro, tão necessário para quem já sofreu situações de abandono.

Muitas das crianças que viveram longos períodos em instituições de acolhimento são vítimas prematuras das famílias e/ou da sociedade. Quando atingem a idade adulta muitos saem dos lares onde cresceram sem qualquer apoio. É comum encontrar-se nestes jovens sinais de comprometimento cognitivo e competências sociais frágeis, entre outras adversidades que dificultam as transições para a autonomização.

A PAJE propõe-se ainda prestar apoio (psicológico, jurídico e aconselhamento) de maneira informal, colocando os conhecimentos e experiência de profissionais voluntários, ao serviço de quem experimenta este tipo de dificuldades.

A Fundação Manuel António da Mota apoiou a PAJE em 2025, no ano seguinte a ter sido terceira classificada na 15ª edição do Prémio Manuel António da Mota.

» saiba + sobre a PAJE   AQUI