A Fundação ao serviço da mobilidade e cidadania
A Fundação entregou no dia 17 de fevereiro em Vila Nova de Gaia mais um obra realizada no âmbito do seu programa de “Mobilidade Integrada”, que resulta de um protocolo estabelecido pela Fundação com a Fundação Montepio e a empresa Mobilidade Positiva, especialista em soluções de mobilidade.
António Jamba, angolano residente em Portugal, foi o beneficiário da obra de remodelação do seu apartamento, onde dispõe agora de todas as condições para se movimentar livremente, removidas que foram todas as barreiras arquitectónicas, e satisfazer todas as necessidades do seu dia-a-dia, depois de colocados todos os equipamentos indispensáveis. A decoração da casa beneficiou ainda da colaboração solidária de vários cidadãos, sensibilizados pela sua situação.
António Jamba encontra-se confinado a uma cadeira de rodas depois de um acidente sofrido em Angola há 8 anos. Por causa de uma intervenção demasiado tardia – esteve vários meses em Angola sem tratamento – e apesar da terapia reabilitativa a que foi sujeito no Hospital da Prelada no Porto e no Centro de Reabilitação do Norte, não recuperou a locomoção, mas conseguiu concluir um curso de formação profissional, arranjar um emprego na Santa Casa da Misericórdia do Porto e praticar andebol adaptado nos seus tempos livres, sendo hoje uma pessoa de bem consigo própria e plenamente integrada na nossa sociedade.
De convívio fácil e gerando nos que o cercam uma empatia imediata, António Jamba mostra-se agora empenhado em ajudar pessoas como ele, a quem as circunstâncias da vida remeteram a uma situação de incapacidade.
A intervenção da Fundação resultou de um processo de referenciação iniciado pela Associação Salvador no âmbito do programa televisivo “Salvador, podias ser Tu?” (ver vídeo na página do FB da Santa Casa da Misericórdia do Porto).
António Jamba, um exemplo extraordinário de superação e força de vontade.