FMAM celebra Protocolo no México com Centro de Desarrollo VISE e empresa GISA
Em 25 de março de 2014 realizou-se na cidade de Leon, estado de Guanajuato, no México, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Fundação Manuel António da Mota, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Maria Manuela Mota, o Centro de Desarrollo VISE e a empresa GISA – Gestion e Innovacion en Servicios Ambientales.
A empresa GISA é participada em partes iguais pela Mota-Engil Mexico e Construtora e a Pavimentadora Vise e dedica-se à prestação de serviços relacionados com a Gestão Integral de Resíduos, operando no estado de Guanajuato e Baja Califórnia Sul, com um universo de mais de 230 clientes públicos e privados. A GISA foi constituída em março de 2013, opera há nove meses com um universo de mais de 230 clientes e prevê concluir o ano com mais de 200 colaboradores.
A Fundação Manuel António da Mota vai apoiar a GISA com toda a sua experiência, adquirida nas áreas do desenvolvimento e solidariedade sociais, educação, formação, cultura e ambiente, fiel ao seu desígnio estratégico de expandir as suas atividades ao conjunto dos países onde o Grupo Mota-Engil está presente, dando com este protocolo início à sua presença na América Latina.
O Centro de Desarrollo Vise é a entidade responsável, dentro do Grupo Vise, por dar formação e desenvolver os seus colaboradores e famílias oferecendo a oportunidade de crescimento pessoal, familiar e profissional e é uma entidade reconhecida no México como referência neste domínio. Tem como objetivo elevar o nível de qualidade de vida de seus colaboradores, esposas e filhos, assim como fortalecer a identidade e compromisso dos colaboradores e suas famílias com a visão, missão e valores da empresa.
O protocolo materializa a colaboração que os dois acionistas de referência pretendem dar à GISA na conceção e desenvolvimento da sua política de responsabilidade social. Desta forma torna-se possível à GISA integrar na sua estratégia e atividade operacional preocupações de natureza social e ambiental, desenvolvendo uma política de responsabilidade social ativa envolvendo o universo dos seus colaboradores e famílias e a comunidade em geral, em particular os seus clientes, instituições e população.
O programa que vai ser implementado de forma faseada e visa apoiar os atuais 40 colaboradores, 30 esposas e 78 filhos com um programa extenso que inclui:
• Alfabetização (20 pessoas com mais de 15 anos),
• Conclusão de estudos primários (32 pessoas),
• Conclusão de estudos secundários (15 pessoas),
• Formação pessoal para a melhoria de desempenho pessoal, familiar, laboral, social e de cidadania e apoio com materiais escolares e bolsas de estudo
• Formação as esposas em temas de tecnologias domésticas
• Formação profissional e apoio às esposas que pretendem iniciar pequenos negócios
• Distribuição de despensas alimentícias de apoio à família
• Programa de apoio à saúde familiar
• Ações de educação e sensibilização ambiental em estabelecimentos básicos e secundários em apoio dos clientes públicos
• Prémio Ambiental GISA – Prémio anual atribuído aos estudantes universitários que desenvolvam estudos e projetos de excelência em temas ambientais.