Fundação celebra Dia Mundial da Criança com Pedro Lamares
No dia 1 de Junho – Dia Mundial da Criança – a FMAM, no âmbito do programa Culturaviva, optou por chegar a um público vasto com a surpresa das palavras, na voz do ator/encenador/formador Pedro Lamares.
Com um programa a dois tempos, foram os mais graúdos os primeiros a acorrer ao auditório da Fundação, para assistir, às 16 horas, ao recital “Entre Nós e as Palavras” onde, numa cadência informal de leitura de poemas, intercalados por conversas espontaneamente entabuladas pela assistência, o tempo correu ligeiro para o público que se foi avolumando ao longo da sessão, presos nesta celebração da poesia, que se fez momento íntimo.
Por volta das 18 horas os mais pequenos foram chamados a ocupar o devido protagonismo do dia, numa oficina para eles pensada. “A Fábrica de Palavras” reuniu um grupo de crianças curiosas que, no amplo espaço expositivo da FMAM, distribuídos em roda e confrontados com regras e técnicas simples de comportamento em palco, desenvolveram um trabalho profundamente interactivo que culminou na leitura conjunta de um texto divertido que a todos deixou um sabor de sorrisos cúmplices na hora de voltar a casa.