Fundação inaugura exposição “Germano Silva – O Porto no coração”
Foi inaugurada no dia 25 de novembro na sala de exposições da Fundação Manuel António da Mota a exposição “Germano Silva – O Porto no Coração” que estará patente até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2018, promovida pela Fundação e contando com a colaboração da Cooperativa Árvore e Jornal de Notícias.
A inauguração teve lugar às 17h no auditório da Fundação e contou com intervenções de Artur Santos Silva, David Pontes e do próprio homenageado, a que se seguiu uma atuação do Rancho Folclórico do Porto e a visita inaugural à exposição por parte das centenas de pessoas presentes.
Ao final da manhã, a exposição foi visitada pelo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se deteve demoradamente na apreciação da mostra, acompanhado pelo homenageado que guiou a visita.
Jornalista, escritor, estudioso da cidade do Porto, Germano Silva é, a todos os títulos, uma personalidade ímpar e uma das mais insignes figuras da cidade invicta.
Perambulando pela cidade ao longo de décadas, palmilhando as suas ruas e vielas, Germano Silva conhece o Porto como poucos.
A mostra reúne no espaço da Fundação um espólio imenso e variegado – cartas, obras de arte, livros, fotografias, cartões e uma miríade de objetos – que a insaciável curiosidade e o espírito de viajante e colecionador de Germano Silva permitiram compulsar ao longo de uma vida.
A Germano Silva, ao cidadão e ao homem, a Fundação Manuel António da Mota tributa-lhe através desta exposição a sua profunda admiração e presta-lhe justíssima homenagem.