II edição do Projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro novamente com apoio da FMAM
No passado dia 13 de novembro a Associação Empresarial de Amarante – AEA realizou a cerimónia de apresentação pública da segunda edição do Projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro. A cerimónia decorreu no auditório do Instituto Empresarial do Tâmega entre as 10 e as 12 horas da manhã, com a presença do administrador executivo da Fundação Manuel António da Mota (FMAM), Rui Pedroto, o presidente da direção da AEA, Luís Miguel Ribeiro, o vereador da juventude e empreendedorismo, André da Costa Magalhães, bem como dos diretores das escolas participantes neste projeto, nomeadamente Escola Secundária de Amarante (ESA), Colégio de São Gonçalo (CSG), Externato de Vila Meã (EVM), Escola Profissional António do Lago Cerqueira (EPALC), e também do centro de formação CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica).
A apresentação de um vídeo realizado por alunos do curso de comunicação e informação multimédia do CSG, foi o primeiro momento desta sessão onde foram mostradas todas as ações concretizadas durante o ano anterior.
O presidente da direção da AEA referiu, na sua intervenção, que a associação pretende com a iniciativa “dar mais um contributo para construirmos um futuro diferente para Amarante e para o nosso país. Um dos papéis da AEA é que tenhamos no futuro empreendedores melhor preparados sendo desta forma que se ajuda a construir um amanhã diferente”, finalizando ao dizer que este projeto é um exemplo pelas instituições que estão presentes na partilha dessas responsabilidades e desse trabalho em equipa.
Seguiu-se a intervenção do administrador executivo da Fundação Manuel António da Mota (FMAM), Rui Pedroto, que referiu que um dos objetivos estratégicos da fundação é a educação e formação. Sendo a educação “o mais poderoso veículo de inclusão social que existe, é para os jovens a garantia de poderem construir o seu futuro”, acrescentando ainda que a FMAM vai continuar a apostar nesta iniciativa e, dirigindo-se ao presidente da AEA, destacou o pioneirismo deste projeto ao integrar também a vertente de empreendedorismo social. Demonstrou também o seu agrado, pois para a FMAM, enquanto instituição com raízes em Amarante, é um orgulho continuar a apoiar este projeto.
André Magalhães, vereador da CMA, lançou o desafio aos jovens, em nome da CMA “que vocês não se limitem a fazer o que é normal, não se limitem simplesmente a ir às aulas, têm que ir e têm que ir mais vezes, têm que estudar muito mais, têm que obedecer mais aos professores, têm que fazer tudo isso mas têm que ir para além disso, têm que desafiar-vos a vocês mesmos, têm que assumir responsabilidades, apostar naquilo que vocês gostam e saber que deste lado têm parceiros dispostos para abraçar projetos desafiantes, ousados e que resultam da vossa criatividade e da vossa coragem para empreender.” O vereador assumiu ainda em nome da CMA, “não só o compromisso de apoiar este projeto de forma próxima e concreta, mas assumimos também o compromisso de vos apoiar a vocês todos em projetos que vocês queiram implementar e que venham trazer grande valor para Amarante”.
Durante a sessão foi ainda assinado um acordo de cooperação entre as escolas, centro de formação e parceiros envolvidos e também os diretores das escolas quiseram manifestar o contentamento com a segunda edição deste projeto, considerendo-o uma mais-valia para a comunidade escolar.
Este projeto mantém os seus parceiros, Instituto Empresarial do Tâmega, Associação de Trabalho Humanitário e Organização Social (ATHOS), Aventura Marão Clube, e o apoio principal da Fundação Manuel António da Mota, bem como o apoio fundamental do Município de Amarante, e conta com a parceria do Projeto Teia +, e a colaboração da NAIT – Núcleo Académico e Inovador do Tâmega. Outras parcerias e apoios estão ainda em vista, tendo em conta que se pretende cada vez mais dar uma maior dimensão a este projeto de empreendedorismo direcionado nesta primeira fase para os jovens amarantinos.