Instituto Português de Afasia celebra I Jornadas na Fundação
Decorreram no passado dia 4 de junho, no Auditório da Fundação Manuel António da Mota as primeiras jornadas do Instituto Português de Afasia (IPA) com o objectivo de promover a discussão sob diferentes pontos de vista do estado actual da intervenção na afasia em Portugal.
Estas primeiras jornadas contaram com a participação de convidados nacionais e internacionais com uma vasta experiência profissional e científica na intervenção psicossocial com as pessoas com afasia e, ainda, convidados de outras áreas científicas, da ação social e do empreendedorismo social, e com a presença das próprias pessoas que vivem e convivem com afasia.
Paula Valente, presidente do IPA e terapeuta da fala, explica que a afasia “é uma perturbação da linguagem, adquirida por uma lesão cerebral nas zonas específicas do cérebro que processam a linguagem”. O AVC está entre as principais causas de afasia; no entanto, os tumores cerebrais, o traumatismo crânio-encefálico e algumas demências podem também induzir esta perturbação que limita a comunicação do doente com o mundo exterior.
Esta iniciativa foi o primeiro momento de reflexão, encontro e até de “provocação” desta Associação que surgiu recentemente mas que tem feito um trabalho consistente e persistente na sensibilização para este problema.
*Fotos devidamente autorizadas pelo Instituto Portugues de Afasia