Porto recebeu a Final Nacional das Olimpíadas de CriAtividade
As Olimpíadas de Criatividade (OC) 2014 contaram com 819 Jovens que ao longo de um ano se envolveram neste programa de potenciação das competências para resolver criativamente os problemas. Com 148 adultos Mentores, 64 Instituições oriundas de 39 Concelhos e 1300 participantes pré-inscritos, esta 2ª Edição de abrangência Nacional, superou todas as expectativas, quer em número, que na qualidade do envolvimento dos participantes.
A Final Nacional das OC2014 decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Março na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os vencedores jovens e adultos serão os representantes de Portugal na Competição Internacional, que decorrerá na Iowa State University, nos EUA (de 9 a 15 Junho).
No fim-de-semana da Final Nacional, foram apresentados em formato de desafio problemas globais, a serem resolvidos criativamente em equipa e em apenas duas horas! Neste curto período de prova, os participantes dissecaram um desafio complexo nas suas múltiplas problemáticas; identificaram possíveis soluções criativas; construíram critérios de tomada de decisão e desenvolveram um plano de ação pragmático.
As Olimpíadas de Criatividade têm como objetivo fundamental desenvolver o pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, escrita criativa, trabalho de equipa e competências de liderança, todas elas suporte do empreendedorismo e da inovação. Por isso se denomina por CriAtividade: Criar com Atividade!
Corporiza-se num programa de formação para jovens e adultos, com uma competição associada, subdividida em escalões. Organizam-se em três modalidades práticas – Resolução Criativa de Assuntos Globais; Resolução Criativa de Problemas da Comunidade e Resolução Criativa de Problemas projetada em Cenários Futuristas – funcionando sob a lógica de eliminatórias. Ao longo do ano, os participantes treinam as suas competências “tornando as mentes cada vez mais brilhantes”.
Todos os anos os temas são escolhidos pelos participantes mundiais, tendo sido para este ano, o Espaço, o Isolamento Social, a Desertificação, a Sociedade de Vigilância e os Transportes Terrestres.
Este Programa tem já como Embaixadores CriAtivos, Pedro Chagas Freitas (escritor), Carlos Coelho (Ivity Brand Corp) e Miguel Neiva (criador do ColorAdd).
Alguns dos parceiros anuais são: Câmara Municipal de Gondomar, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Fundação Manuel António da Mota, Fundação PT, Instituto Português de Desporto e Juventude, Moche, Porto Editora, Programa Juventude em Ação, Universidade do Porto, Universidade do Minho, University of Georgia, Samsys@Informática.
Em Portugal, as OC são promovidas pelo Torrance Center (TC) desde 2009 ( www.tcportugal.org).
Através de sinergias com parceiros chave, o TC tem vindo anualmente a superar os objetivos a que se propõe, através das Olimpíadas de Criatividade: a Disseminação das OC (2013); a Potenciação do projeto (2014).
Com este espírito de criar com ação e proatividade, o TC definiu já as metas que pretende atingir nos próximos anos: Sustentabilidade em 2015 e Consolidação em 2016.
» notícia gentilmente cedida por TorranceCenterPortugal