Projeto resultante de parceria entre FMAM e C. M. do Porto já reabilitou 20 casas
O projeto que resulta de uma parceria entre a Fundação Manuel António da Mota (FMAM) e a Câmara Municipal do Porto (CMP) já conseguiu reabilitar 20 casas de idosos carenciados desde 2009.
A intervenção na casa de Maria Luzita, 78 anos, situada numa típica ilha portuense, em Cedofeita, consistiu em construir uma casa de banho, no local onde se encontrava anteriormente a cozinha e, executar uma pequena kitchnette na sala junto à entrada.
Antes, Maria Luzita tinha apenas disponíveis as três casas de banho exteriores que servem todas as outras habitações daquela ilha e por isso, estava feliz porque, a viver há 20 anos numa habitação só agora viu ser construída uma casa de banho própria.
“Estou muito contente. A minha casa era muito velhinha e estava muito estragada. A cozinha nem se fala. Agora está uma maravilha, parece o céu. Gostei muito, agora nem me apetece sair de casa.”
O “Porto Amigo” tem como finalidade a realização de obras de adaptação em habitações de idosos com mobilidade reduzida, em situação de comprovada pobreza, sendo esta a vigésima habitação reabilitada.
A visita ao local contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do presidente do Conselho de Administração do Grupo Mota-Engil, António Mota e do administrador executivo da FMAM, Rui Pedroto.
António Mota “Enquanto a Câmara Municipal continuar com o projeto, da parte da Mota-Engil existe a total disponibilidade para apoiar desenvolvimentos na área social, quer para os idosos, quer para os jovens que a Câmara queira promover e, dentro das nossas possibilidades, vamos continuar a belíssima colaboração que sempre tivemos.”
Já Rui Moreira considerou esta parceria “óptima”, vinda de uma Fundação que tem grande noção de responsabilidade social, não só nesta área como em outras e que tem feito muito pela cidade.
Rui Moreira “Estamos a falar do maior grupo empresarial da cidade e como tal, fico muito satisfeito pelo Eng. António Mota poder continuar a ajudar, naquilo que é um esforço que tem de ser feito em rede, em que as empresas têm de se envolver e têm de se envolver todas as pessoas”.
Para a FMAM, a casa de Maria Luzita é mais um caso de sucesso do programa Porto Amigo.
Rui Pedroto “É muito importante sentirmos que a FMAM está a dar um contributo para devolver condições de dignidade habitacional a muitos idosos da cidade do Porto e é também muito importante perceber que a Câmara do Porto e a Fundação Porto Social que são nossas parceiras neste projeto, estão connosco no cumprimento deste objetivo”. Para 2015 estão já previstas intervenções em quatro casas.