Reabilitação da Igreja e Claustro de Sao Gonçalo de Amarante
O conjunto arquitetónico representado pela Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo de Amarante, localizado no centro histórico de Amarante, fundado pela Ordem de São Domingos e classificado como monumento nacional, constitui um dos monumentos mais visitados da região.
O estabelecimento de São Gonçalo na região duriense, durante os finais do século XII, foi o estímulo necessário para o desenvolvimento e afirmação da cidade de Amarante, que, até à data, apenas possuía nas imediações a albergaria de Covelo do Tâmega, fundada na época medieval por diligência régia, que servia para dar apoio aos intrépidos que se deslocavam pelo interior do País.
A sua edificação iniciou-se no reinado de D. João III em 1540, mas a obra prolongou-se durante o reinado de D. Sebastião, do Cardeal D. Henrique e o seu término só ocorreu com o Rei D. Filipe I.
Face ao seu elevado grau de risco de degradação, com patologias identificadas nas coberturas da Igreja e do Claustro, nos rebocos, e nos elementos pétreos, nos pisos e no valioso recheio artístico que alberga, as autoridades paroquiais iniciaram uma obra de restauro do monumento, visando também melhorar as condições de acolhimento e receção dos visitantes e dos fiéis.
A Fundação, atenta à preservação do património arquitetónico religioso do concelho Amarante, deu uma importante contribuição financeira dirigida à conservação e restauro da Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo de Amarante, face ao seu elevado grau de risco de degradação, com patologias identificadas nas coberturas da Igreja e do Claustro, nos rebocos, e nos elementos pétreos, nos pisos e no valioso recheio artístico que alberga. A obra visa também melhorar as condições de acolhimento e receção dos visitantes e dos fiéis.
» Fotos cedidas por Paroquias de Amarante