REKLUSA inaugura espaço próprio com loja e atelier
A Associação REKLUSA cumpre mais um dos seus sonhos e inaugura a sua loja própria e atelier, situada na Rua das Amoreiras, nº69/71, em frente ao Jardim das Amoreiras.
Este espaço reúne a sede, a loja e o atelier, permitindo assim à REKLUSA implementar de forma mais concertada o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver desde 2010 e que tem como missão dar uma segunda oportunidade e abrir novas portas à população reclusa e ex-reclusa, na sua reintegração na sociedade.
A concretização deste objetivo só foi possível graças à boa vontade e empenho da Câmara Municipal de Lisboa que gentilmente cedeu à REKLUSA este espaço numa zona emblemática da cidade e à colaboração de vários parceiros que ajudaram a erguer este novo espaço, entre os quais a Fundação Manuel António da Mota.
No espaço REKLUSA poderá adquirir vários artigos como malas, colares, proteções para tablets, malas de desporto e fim-de-semana, todos eles criados com uma preocupação não só social, mas também ambiental e com uma forte componente de inovação. Será também possível conhecer o trabalho da artista Joana Belo que terá no local uma mostra dos seus quadros.
A Associação Projecto Reklusa, fundada em 2010, pelas mãos de – Inês Seabra e Mafalda Lima Raposo – duas voluntárias do estabelecimento prisional de Tires, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pioneira e única em Portugal.
A missão da REKLUSA traduz-se no apoio à reinserção e integração social da população reclusa e ex-reclusa, proporcionando as ferramentas necessárias para a tornar mais confiante e aumentar a sua autonomia e participação na sociedade. Para além de produzir artigos inovadores, a REKLUSA tem uma forte preocupação com a proteção do meio ambiente e redução do desperdício. Assim, aposta na reciclagem e procura utilizar na produção das malas e outros artigos, materiais recicláveis.