Um dia de partilha na ASTA
O dia 20 de janeiro foi um dia especial para os colaboradores da Fundação Manual António da Mota. Rumámos bem cedo à Aldeia da Cabreira, concelho de Almeida, para uma visita à ASTA – Associação Socio-Terapêutica de Almeida.
A nossa missão de voluntariado passava por dar início ao plantio de marmeleiros nos terrenos da Associação, conhecer melhor o seu dia-a-dia e os seus projetos para o futuro.
A ASTA, que completa este ano 20 anos de existência, foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Manuel António da Mota e é uma instituição de referência na área da deficiência
A ASTA recebeu-nos de braços abertos e convidou-nos a participar nas oficinas de carpintaria, olaria e tecelagem numa partilha de saberes com todos os seus companheiros.
Ficámos ainda a conhecer as suas instalações e valências bem como as diversas atividades agrícolas a que se dedicam de forma sustentável. Tivemos ainda a oportunidade de visitar as casas da ASTA inseridas na aldeia, que acolhem alguns dos membros da sua comunidade tentando proporcionar-lhes uma autonomia gradual.
Participámos em momentos de verdadeira comunhão e sentimo-nos parte daquela família tão especial!
Obrigada ASTA, regressámos ao Porto com o coração cheio e muita vontade de vos revisitar.