Cantinho do Estudo da Fundação Manuel António da Mota presente na Aldeia da Inovação Social
Decorreu nos dias 20 e 21 de junho, na Aldeia da Luz, em Mourão o maior evento de inovação social em Portugal. Um encontro que juntou empreendedores sociais, organizações de economia social, entidades públicas, parceiros e investidores.
A Fundação Manuel António da Mota participou como parceiro nesta iniciativa, dando a conhecer a todos o projeto Cantinho do Estudo. Este projeto, cofinanciado pelo Portugal 2020, resulta de uma parceria estabelecida entre a Fundação e as Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e Amarante, respetivamente, municípios onde este projeto foi implementado com o objetivo de promover o sucesso escolar, a capacitação de famílias e a criação de condições habitacionais propícias ao estudo.
No dia 20, a abertura oficial desta iniciativa, esteve a cargo de João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, que salientou a importância de trazer para o interior a realização deste tipo de eventos mas também os desafios que lhes são inerentes. Marcaram presença ainda Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, Eduardo Graça, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e João Baracho, Presidente da Eslider.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, esteve presente na abertura dos trabalhos do segundo dia da Aldeia.
Nesta aldeia, construída no início do século XXI, em substituição da antiga aldeia, submersa pela barragem do Alqueva, foram montados 6 palcos onde ao longo de 2 dias foram apresentados cerca de 40 projetos, uma dezena de mesas redondas, oficinas e conversas improváveis. Foram mais de uma centena e meia de oradores das mais diversas áreas de atuação a darem o seu contributo e partilharem experiências sobre a temática da inovação social.
Foi o caso de Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, que falou no dia 21, sobre o papel da Inovação social numa sociedade em mudança. Seguiu-se o painel Cidadania e Comunidade, que incluiu Simão Oom da Just a Change, Mariana Barros e João Geraldes do Cantinho do Estudo da FMAM, Américo Nave da CRESCER, finalizando com a intervenção de Sónia Fernandes da Pista Mágica.
Rui Pedroto participou ainda num workshop dinamizado pela Sair da Casca sobre avaliação de impacto social.
Ao longo destes dois dias e entre muitas outras visitas, o stand da Fundação recebeu num primeiro momento Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial e mais tarde Ana Mendes Godinho, Ministra da Segurança Social e do Trabalho, acompanhada pelos Presidentes da Câmara Municipal de Mourão e da Portugal Inovação Social, João Fortes e Filipe Almeida, respetivamente.
»Fonte imagem: FMAM/SR