FMAM acolheu Congresso da REDE CIDADES QUE CAMINHAM

FMAM acolheu Congresso da REDE CIDADES QUE CAMINHAM

A Fundação Manuel António da Mota acolheu nos dias 8 e 9 de setembro o Congresso da REDE CIDADES QUE CAMINHAM, organizado pelo ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.

Este evento, teve como principal objetivo a promoção do debate sobre o planeamento da mobilidade urbana, centrando-se no modo de andar a pé enquanto forma mais elementar e básica de deslocação.

Estiveram presentes os Secretários de Estado da Mobilidade Urbana e da Administração Local e Ordenamento do território, Jorge Delgado e Carlos Miguel, respetivamente, autarcas de todo o país, destacando-se a presença de inúmeros presidentes de câmara e vereadores, o Alcaide de Pontevedra, Espanha, Miguel Lores e a Secretária-Geral da rede Ciudades que Caminan de Espanha, Ana Montalbán, assim como técnicos e de instituições governamentais, universitários e empresários.

Inserido neste evento, o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) e a Red de Ciudades que Caminam, assinaram conjuntamente, um convénio de colaboração, constituindo-se, a partir desse momento, como a Rede Ibérica das Cidades que Caminham.

No encerramento do Congresso, Inês Mota, em representação da Fundação Manuel António da Mota, falou da importância do trabalho do ICVM, referindo que “os espaços urbanos devem ser um ecossistema social e ambiental coeso e justo” e que a “transformação destes espaços tem ainda um carácter mais urgente devido à questão das alterações climáticas”.


Fonte: ICVM