Fundação acolhe até 26 de março a exposição “Têxteis extraordinários México”

Fundação acolhe até 26 de março a exposição “Têxteis extraordinários México”

Decorreu no dia 25 de janeiro a inauguração da exposição “Têxteis extraordinários México”, uma mostra que resulta da colaboração entre a Fundação Manuel António da Mota e a Embaixada do México em Portugal, contando ainda com o apoio da Casa da América Latina, onde esteve em exibição em 2023 na cidade de Lisboa.

Esta exposição, patente na sala de exposições da Fundação, constituída por 38 trajes e 2 tapeçarias, provenientes do Museu Nacional de Culturas Populares do México, exibe a diversidade cultural mexicana através do trabalho têxtil tradicional e marca o início das celebrações do 160º aniversario do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o México.

Segundo Bruno Figueiroa, Embaixador do México, trata-se da maior exposição de têxteis mexicanos alguma vez apresentada em Portugal, tendo agora continuidade na cidade do Porto. Por sua vez, António Mota, em representação do Grupo Mota-Engil, referiu a importância que o México tem tido no crescimento da Mota-Engil, onde o Grupo marca presença há cerca de 15 anos.

Na cerimónia de inauguração estiveram ainda presentes Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, Cônsul Honorário do México no Porto, Joaquim Coelho Lima, Embaixador António Almeida Lima, Vice-Presidente da Casa da América Latina, a Secretária-Geral, Manuela Júdice, Dulce Gomes, Cônsul-Geral de Angola no Porto, entre outras individualidades e público em geral.

A exposição ficará patente ao público, de segunda a sexta-feira, até ao dia 26 de março, com entrada livre.


» créditos imagem: Mariana Themudo