Fundação apoia Palhaços d’Opital no Hospital Pedro Hispano (Matosinhos)
A Palhaços d’Opital, com sede em Coimbra, foi fundada em 2013, tendo sido pioneira na Europa a levar o trabalho e missão dos Palhaços d’Opital a adultos em ambiente hospitalar.
Esta é uma organização de “doutores palhaço”, artistas profissionais que trabalham na criação de performances dinâmicas artísticas destinadas ao público adulto hospitalizado.
A organização faz visitas semanais e regulares a 7 unidades hospitalares, a saber, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, IPO de Coimbra, Centro Hospitalar Tondela Viseu (Viseu e Tondela), Hospital Distrital da Figueira da Foz e Centro Hospitalar Baixo Vouga (Aveiro e Águeda).
A equipa da Palhaços d’Opital, além da sua formação específica na área do palhaço em ambiente hospitalar, realiza um volume considerável de horas de formação, procurando assim melhorar o seu desempenho na humanização dos cuidados de saúde, de que são um importante elemento.
No dia 9 de março a Fundação marcou presença no Hospital Pedro Hispano (integrado na ULS de Matosinhos) onde foi recebida por responsáveis desta unidade hospitalar e pela Presidente da Direção da Palhaços D’Opital.
A visita destinou-se a assinalar simbolicamente o início do apoio da Fundação à continuidade do trabalho desta entidade no Hospital Pedro Hispano.
» imagem cedida por ULSM Matosinhos