Fundação apoia a criação de Rede Municipal de Saúde Mental em Barcelos
Foi formalmente constituída no dia 5 de junho a Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos. A cerimónia ocorreu no âmbito do “1º Fórum – Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental”, e teve lugar no Auditório Eng.º António Tavares no IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave.
Numa rede constituída por 70 instituições do concelho, esta materializou-se no contexto das ações preconizadas aquando da atribuição do título “Barcelos 1ª Capital Mundial da Saúde Mental”, ocorrido a 1 de dezembro de 2023.
A sessão teve início com um debate subordinado ao tema “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”, moderado pelo Professor Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, e contou as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca, Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.
Durante a sessão foi visionada uma mensagem do Presidente da Direção da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, regozijando-se pelo compromisso e toda a dedicação que Barcelos tem dado ao título conquistado no ano passado. Seguiram-se intervenções por parte da Fundação Manuel António da Mota, na pessoa do Presidente da Comissão Executiva, Rui Pedroto e de António Ribeiro, vereador da Ação Social do Município de Barcelos, encerrando com a alocução do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos.
Seguiu-se no final, por parte das 70 instituição intervenientes, a assinatura do protocolo de formalização da Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos.
A Fundação apoiará o funcionamento da Rede durante 3 anos, período de vigência de Barcelos como “1ª Capital Mundial da Saúde Mental”.
» Fonte imagem: Município de Barcelos