Fundação apoiou projeto da AICSO
A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma instituição fundada em 2001, com sede em Vila Nova de Gaia, que se dedica à investigação, implementação e qualificação de profissionais de saúde na área da oncologia no sentido de ajudar a melhorar a vida das pessoas com cancro.
Sendo o cancro uma das principais causas de morte no mundo inteiro, prevê-se um aumento da sua incidência em particular nos países em vias de desenvolvimento. Por iniciativa da AICSO, através da Escola de Oncologia dos PALOP, o projeto GONCO, iniciado no 2º trimestre de 2022, visa capacitar profissionais de saúde e instituições em Angola, Cabo Verde e Timor para lidarem com as formas mais comuns de cancro, numa área médica onde é visível a falta de preparação desses profissionais e instituições.
Durante o mês de maio, o projeto decorreu no Lubango, em Angola, a trabalhar com o Hospital Central para a formação e organização da Unidade de Oncologia. O projeto tem a duração de 1 ano e está a cargo de dois jovens oncologistas portugueses.
A Fundação apoiou este projeto da maior importância para a promoção da saúde nos PALOP.