Fundação e Rotary Portugal – Distrito 1970 estabelecem protocolo
O Rotary International é a maior ONG à escala mundial englobando mais de 1,2 milhões de membros em 35.000 clubes rotários espalhados por dezenas de países do mundo.
Em Portugal o Rotary encontra-se dividido em 2 Distritos. O Distrito 1970 compreende os clubes rotários de todo o norte do país e parte da região centro, e as suas estruturas juvenis Rotaract e Interact.
Em homenagem ao seu fundador e por iniciativa do Distrito 1970 foi criada a “Academia Paul Harris”, tendo como objetivo preparar em especial os mais jovens a adquirirem competências de liderança, ampliarem os seus conhecimentos e a aprenderem o valor dos serviços humanitários.
Do conjunto de iniciativas da Academia destacam-se os programas “Elevate Leadership”, “Plataforma Colaborativa Profissional – Bolsa de Mentores”, “Estágios Nacionais e Internacionais” e “Empreendedorismo Social e Ambiental”. São parceiros da Academia a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados, Fundação AEP, Universidade Católica Portuguesa – Porto e Fundação Manuel António da Mota.
No âmbito do protocolo estabelecido com o Rotary – Distrito 1970, noticiado na Newsletter anterior, e que vigorará por 3 anos, a Fundação Manuel António da Mota disponibiliza as suas instalações para a realização das atividades dos diversos programas da Academia e patrocina a instituição anual do “Prémio Fundação Manuel António da Mota – Jovens inovadores ao serviço da comunidade”, procurando distinguir projetos de inovação social e ambiental concebidos por jovens rotários.