Fundação integra Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social
A convite da estrutura de missão “Portugal Inovação Social”, a Fundação integra o Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social, cuja primeira reunião teve lugar no dia 21 de outubro.
Em 2021 a Comissão Europeia aprovou seis consórcios de países, um dos quais integra Portugal, com o objetivo de em conjunto prepararem e capacitarem os ecossistemas nacionais para a criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social.
Pretende-se que estes futuros Centros possam atuar em rede, capacitar entidades públicas e privadas, os gestores de financiamento que atuam na área da Inovação Social, outras entidades chave e os próprios empreendedores, e assim dinamizar os ecossistemas nacionais para a experimentação de novas soluções para os desafios sociais mais complexos que coletivamente enfrentamos.
Portugal está representado num desses consórcios – que inclui também a Irlanda, a Bulgária e o Chipre – pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão.