Fundação Manuel António da Mota promove Cantinho Digital em Vila Nova de Gaia
O Cantinho Digital iniciou a sua atuação em Vila Nova de Gaia no âmbito do POISE. Esta Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) surgiu da necessidade de inclusão digital e combate ao défice de competências digitais de grupos sociais vulneráveis sentida e observada no decorrer do projeto anterior, Cantinho do Estudo, e durante a fase da pandemia.
Os Investidores Sociais responsáveis pelo cofinanciamento da iniciativa são a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a SUMA
A Fundação Manuel António da Mota e a Associação Tempos Brilhantes uniram-se como entidades promotoras da iniciativa, criando uma solução inovadora que utiliza uma plataforma que permite a união da tríade (escola-família-comunidade) num só espaço tecnológico (escola-ON). Sendo assim possível o estreitamento das relações entre todos os elementos que constituem a base de formação de uma criança ou jovem em idade escolar, formação esta inclusiva.
O projeto apoia 70 crianças (e respetivas famílias) do 1º e 2º ciclos do ensino básico que frequentem a rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia.
O apoio prestado pelo Cantinho Digital traduz-se, por um lado, no acompanhamento semanal e individual ao aluno e por outro na capacitação das famílias, envolvendo-as e dotando-as no acompanhamento educativo das crianças.