Fundação, Mota-Engil e Trabalhadores juntos no Apoio à Ucrânia
“ME2! Help for Ukranian people” é o nome de uma campanha de angariação de fundos que teve por objetivo unir e convidar os trabalhadores da Mota-Engil a unirem esforços no apoio à Ucrânia e aos refugiados ucranianos deslocados na Polónia, país onde a Mota-Engil tem uma forte presença.
O valor angariado junto dos trabalhadores foi completado com um donativo de montante equivalente por parte da Fundação e da Mota-Engil, triplicando assim o valor total obtido.
No seguimento desta campanha, Inês Mota (Fundação Manuel António da Mota) e José Silva Almeida (Mota-Engil) deslocaram-se à Polónia, de 9 a 13 de maio, para conhecer de perto os parceiros das iniciativas já propostas pela MECE – Mota-Engil Central Europe para aplicação dos fundos angariados, que ascenderam a mais de 90.000€. A visita teve início com uma apresentação da Fundação e das ações de responsabilidade social corporativa desenvolvidas na Polónia pela MECE.
Seguiu-se uma visita e reunião com responsáveis do Departamento de Engenharia da Universidade Politécnica de Cracóvia (Cracow University of Technology), onde foi apresentado o programa de licenciatura em Engenharia Civil que a instituição está a desenvolver para estudantes refugiados ucranianos, tendo em vista a sua capacitação numa área vital para a futura reconstrução do seu país.
Com os fundos recolhidos nesta campanha a Fundação Manuel António da Mota irá patrocinar a atribuição de 10 Bolsas de Estudo a estudantes ucranianos.
Inês Mota, José Silva Almeida e diversos membros da Mota-Engil Central Europe visitaram, também, o estádio do Wisla Krakow, clube emblemático da cidade de Cracóvia. Por intermédio da Fundação Wisla Krakow, a Fundação Manuel António da Mota irá igualmente financiar a realização, no final de junho, de campos de férias a 140 crianças ucranianas, decorrendo paralelamente workshops promovidos pela MECE junto das mães destas crianças, visando a sua capacitação para a procura ativa de emprego.
O programa da deslocação encerrou com uma visita à Fundação Biedronka, fundação da marca de retalho com o mesmo nome detida pelo grupo empresarial português Jerónimo Martins, o que permitiu à Fundação e à MECE inteirar-se do trabalho desenvolvido por esta entidade em solo polaco, onde se tem destacado em benefício dos mais velhos e, mais recentemente, no apoio aos refugiados ucranianos.
Além das Bolsas de Estudo e dos Campos de Férias, a verba angariada na campanha “ME2! Help for Ukranian people” será igualmente utilizada na aquisição de computadores e outro material escolar destinado às crianças ucranianas que frequentarão escolas polacas no próximo ano letivo.
Por último, uma parte da verba angariada será ainda equitativamente distribuída por três instituições polacas sem fins lucrativos (Polish Humanitarian Action (PAH), The Great Orchestra of Christmas Charity (WOŚP) e Polish Medical Mission Association) que operam em território ucraniano na provisão de material e serviços médicos bem como na distribuição de bens de primeira necessidade.
A Fundação Manuel António da Mota mostra-se profundamente agradecida aos trabalhadores da Mota-Engil e à Mota-Engil pelo seu exemplo de generosidade num momento tão difícil para a vida da Ucrânia e do seu povo, a quem manifestamos a nossa mais profunda solidariedade, esperando que este contributo possa ajudar a aliviar a dor e o sofrimento de tantas pessoas e a restaurar a esperança na paz e num futuro melhor.