Prémio Manuel António da Mota distingue APAC Portugal
O Prémio Manuel António da Mota, no valor de €50.000, foi entregue à APAC Portugal – Associação de Proteção e Apoio ao Condenado, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Prof. Dr. Manuel Sobrinho Simões, Médico, Professor e Investigador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota.
Sediada em Lisboa, a APAC Portugal foi criada em 2015 com a missão de garantir a reinserção de todos os que estiveram na prisão. O projeto candidato ao prémio “Reshape Ceramics”, criado no final de 2020 em plena crise pandémica, é um negócio social com que se pretende produzir e vender artigos de cerâmica feitos à mão. Os artigos são produzidos num atelier próprio e na oficina de cerâmica do Estabelecimento Prisional de Caxias, revertendo o produto da sua venda a favor da APAC. Para além do impacto económico nas receitas da associação, o projeto emprega e promove a reinserção social e laboral de reclusos e ex-reclusos, gerando ainda impactos ambientais positivos inspirados nos princípios da economia circular ao nível da utilização das matérias-primas destinadas à produção das peças.
A par da APAC Portugal – Associação de Proteção e Apoio ao Condenado, vencedora do Prémio, foram ainda distinguidas nove instituições nacionais, cabendo o 2º e 3º lugares, respetivamente, à Associação Portuguesa de Surf For Good e AGA – Associação Geoparque de Arouca, e as restantes sete menções honrosas à Associação Bagos D’Ouro, Associação Portuguesa Contra a Leucemia, Conselho Português para os Refugiados, Centro Paroquial de Seia, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Tavira, O Fio de Ariana – Educação e Terapia, C.R.L. e Ponto de Apoio à Vida.
»créditos fotografia: Mariana Themudo