Centro de Formação Profissional (encerrado)
O Centro de Formação Profissional da Mota-Engil, enquadrado desde 1 de outubro de 2012 na Fundação Manuel António da Mota, com a denominação Centro de Formação Profissional Manuel António da Mota, iniciou a sua atividade em 1997.
Este Centro de formação, certificado enquanto entidade formadora pela DGERT, promoveu ações de formação nas áreas de Construção Civil e Engenharia Civil, Eletricidade e Energia, Segurança e Higiene do Trabalho, Secretariado e Trabalho Administrativo, Enquadramento na Organização/Empresa, para jovens no âmbito do Sistema de Aprendizagem em Alternância, em articulação com o IEFP.
Esta modalidade formativa, dirigida a jovens com idade inferior a 25 anos com o 3º ciclo do ensino básico completo, permitiu a dupla certificação académica e profissional, e privilegiando paralelamente a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos.
Nesta modalidade de formação, a preparação teórica envolvendo as componentes sociocultural, científica e tecnológica, é complementada com a formação prática em ambiente real de trabalho, alternando-se entre si os respetivos contextos formativos.
Num contexto de acentuada redução da procura por parte dos formandos em relação aos cursos desenvolvidos pelo Centro de Formação, tendência essa que já se vinha manifestando em anos anteriores, procedeu-se ao encerramento desta estrutura em maio de 2019.