Porto de Futuro
Em Abril de 2007, a Mota-Engil, em conjunto com outras empresas de referência da área metropolitana do Porto, assinou um protocolo que serviu de suporte a este projeto e de que foram igualmente subscritores a Câmara Municipal do Porto, a Direção Regional de Educação do Norte e o Agrupamento Vertical de Escolas Manoel de Oliveira, instituição então parceira da Mota-Engil.
A parceria visava a conjugação de esforços e interesses comuns do sistema educativo e da comunidade empresarial através da adoção, pelas escolas, de boas práticas do modelo de gestão do meio empresarial.
No âmbito deste projeto, entretanto assumido pela Fundação, foram desenvolvidas ao longo dos anos com o Agrupamento Vertical de Escolas Manoel de Oliveira no Porto um conjunto de atividades entre as quais os programas da “Aprender a Empreender – Junior Achievement Portugal”, “A Família”, “A Comunidade” , “Economia para o Sucesso” e “É o meu negócio”.
Esta entidade é uma organização na área da educação para o empreendedorismo cuja missão é inspirar e preparar os jovens dos 6 aos 25 anos para terem sucesso no mundo da economia global.
Os programas são implementados nas escolas, durante o período letivo, por voluntários das empresas com o apoio dos professores. O voluntário transmite aos alunos a sua experiência de vida profissional e pessoal através de um método próprio.
O objetivo é o de consciencializar os jovens para a importância de “Aprender a Empreender”, uma atitude enriquecedora a perseguir permanentemente ao longo da vida, abordando dimensões/áreas como a cidadania, consciência ativa, ética, literacia financeira e desenvolvimento da vida profissional.
O “Braço Direito” é uma outra iniciativa em que os alunos acompanham um profissional durante um dia no seu ambiente de trabalho. Ao longo deste dia, um profissional partilha experiências e conhecimentos com um aluno que o acompanha, permitindo-lhe o contacto e participação nas atividades quotidianas daquele voluntário.
Através desta experiência os jovens descobrem as exigências e oportunidades ligadas a uma área profissional específica.
A Mota-Engil participou nesta iniciativa tendo contado com profissionais da sua estrutura organizativa no acompanhamento dos jovens.
A Consultoria de Gestão é ainda uma outra dimensão do programa.
No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal do Porto e a então Escola de Gestão do Porto – UPBS, e fruto de uma reflexão conjunta acerca do estado de desenvolvimento do programa Porto de Futuro e das suas margens de progressão, foi desenvolvido um programa de consultoria de gestão para a comunidade Porto de Futuro.
Sob a coordenação científica da EGP-UPBS, este programa consistiu na realização de 17 “encontros” semanais nos quais participaram as 17 parcerias.
Para cada encontro foi identificado um tema que foi apresentado por um colaborador das empresas parceiras, numa perspetiva prática e testemunhal, com o propósito de facilitar a transferência de boas práticas do mundo empresarial para as escolas, tendo contado ainda com a participação ativa de um dirigente das escolas parceiras, responsável pela apresentação de um caso concreto para análise e discussão.
A Mota-Engil apresentou, em dois anos consecutivos, os temas “Como organizar um Projeto” e “Reuniões eficientes, pessoas eficientes”, tendo para tal contado com a participação voluntária de um colaborador da Mota-Engil Engenharia e Construção.
Por último os “Prémios de Mérito Escolar” visavam premiar os melhores alunos do Agrupamento apadrinhado pela Fundação.
Desde o início da parceria que vêm sendo atribuídos prémios aos melhores alunos do Agrupamento Manoel de Oliveira que integram o seu Quadro de Excelência e de Honra.
Os prémios são habitualmente entregues na Festa de Natal do Agrupamento, premiando cada um dos alunos com um cheque-prenda alusivo ao seu desempenho escolar no ano letivo anterior.