Projeto “Arte e Saúde”, apoiado pela Fundação, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia
No âmbito dos Prémios APOM 2024, a Associação Portuguesa de Museologia distinguiu o MNSR – Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) na categoria “Parceria” pelo seu projeto “Arte e Saúde”.
Este projeto, desenvolvido, com o Centro Hospitalar e Universitário do Porto (atual ULS Santo António), englobou o Hospital de Santo António e o CMIN – Centro Materno-Infantil do Norte.
O objetivo geral do projeto foi o de levar a fruição da expressão artística a diversos locais do Hospital e do CMIN, através da seleção e reprodução de um conjunto de obras de arte do Museu que lograssem tornar os espaços mais humanizados e com novos motivos de interesse para todos os utilizadores, colocando a arte ao serviço da saúde.
O projeto englobou ainda outras vertentes como sejam a apresentação no circuito interno de televisão do Centro Hospitalar de vídeos das atividades do Museu, criação do bilhete utente e acompanhante do doente, programação de atividades para os profissionais de saúde e de atividades educativas para as crianças da ala pediátrica.
A Fundação Manuel António da Mota apoiou este projeto agora premiado, o que muito nos honra pela exemplar colaboração com o MNSR, a quem vivamente felicitamos por esta importante distinção.