Voluntários da Mota-Engil em ação de restauro ecológico na Floresta de Midões em Gondomar

Decorreu no dia 24 de abril uma ação de voluntariado corporativo, promovida pela Fundação Manuel António da Mota, no seguimento de uma iniciativa da Mota-Engil NEXT, no Dia Mundial do Ambiente em 2024, que se traduziu numa caminhada/corrida com vista à angariação de centenas de plantas.
Chegada a Primavera, foi tempo dos colaboradores das diversas empresas do Grupo Mota-Engil meteram as mãos na terra, sob orientação dos técnicos da Mota-Engil ATIV, para, juntos, plantarem cerca de mil plantas em Midões, Gondomar.
Após o briefing inicial por parte de Luis Alves, engenheiro agrónomo consultor parceiro da Mota-Engil, os voluntários deram início aos trabalhos de restauro ecológico.
Castanheiros, cerejeiras bravas, pereiras bravas, sobreiros, azevinhos, medronheiros, são apenas algumas das espécies plantadas que vão impedir a erosão dos solos ou a proliferação de espécies invasoras, permitindo por outro lado a retenção de água no solo e, simultaneamente, facultando alimento para os insetos e outra fauna existente na área.
Com esta ação demos sequência ao voluntariado ambiental que tínhamos iniciado em 2023 com a plantação de microfloresta, no terreno da casa do Lago do Estaleiro da Mota-Engil, em Porto Alto.
»Fonte imagem: FMAM